G1 – HRBA arrecada livros para incentivar acompanhantes de pacientes a lerem

Para evitar a ociosidade de acompanhantes de pacientes e ao mesmo tempo possibilitar entretenimento e incentivar a leitura, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, oeste do Pará, pretende lançar neste mês de janeiro o projeto “Ensino, Cultura e Saúde”. A ideia é arrecadar livros e disponibilizar para os acompanhantes no tempo em que permanecerem no hospital.

As doações podem ser feitas nos pontos de coleta localizados nos shopping da cidade e na recepção do Hospital Regional. Todos os tipos de livros são aceitos, exceto didáticos. Até o momento, mais de 300 volumes já foram doados. O hospital também recebe jogos infantis para o projeto 'ABC Brincando no HRBA', que atende crianças hospitalizadas ou que são ‘moradoras’ do hospital.

O HRBA – administrado pela Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública – atende pacientes com problemas médicos de média e alta complexidade, mas o conceito de gestão é amplo e garante assistência integral.

“É necessário que o paciente seja percebido em todos os seus aspectos: físico, psicológico e social; nesse contexto, esse projeto contribuirá para que o ambiente hospitalar seja mais receptivo e o paciente possa ter atividades que são do seu cotidiano. A leitura é um deles. Temos a certeza que trará muitos benefícios aos nossos pacientes”, afirma o diretor geral, Hebert Moreschi.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde