RedeTV – No Rio, menino de 6 anos tem braço reimplantado após acidente

Mateus Ramos Monteiros, de 6 anos, teve o braço direito amputado em julho deste ano após sofrer um acidente de carro. Para reimplantar o membro, o menino passou por várias cirurgias no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, na região da baixada fluminense (RJ). A mais complexa durou oito horas.

Para o pai, o sargento da Polícia Militar Sandro Monteiro, de 43 anos, é como se o filho tivesse nascido de novo. “Ele já brinca de vídeo game e vem mostrando uma ótima recuperação. Foi um verdadeiro milagre”, comenta ele.

A operação é considerada rara e de alta complexidade, segundo o microcirurgião João Recalde, coordenador do programa SOS Reimplante, que atendeu Mateus e, desde 2009, fez mais de 500 cirurgias. 

“Nunca tivemos um caso tão complexo como este, pelo local em que ocorreu a amputação. Por ser muito delicada a recuperação do membro, o caso normalmente não teria indicação de reimplante. Mas toda a equipe ficou muito sensibilizada pela história e resolvemos fazer mesmo assim. Agora está sendo recompensador ver a recuperação da criança, tão ativa e falante”, afirma ele.

A operação que recolocou o braço de Mateus mobilizou oito profissionais entre cirurgiões, anestesistas e enfermeiros. No primeiro procedimento de emergência, que durou cerca de cinco horas e consumiu oito bolsas de sangue, os médicos fixaram o osso e refizeram a circulação das artérias e veias. Desde então o menino passou por outras seis cirurgias para concluir o reimplante. Além disso, a criança ainda passou por outras oito cirurgias para reparação dos danos provocados pelo acidente.

Depois de três meses de internação, Mateus volta ao hospital regularmente para consultas de reavaliação e sessões de fisioterapia.

Saiba como socorrer uma vítima de amputação

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, ao socorrer a vítima de amputação traumática de extremidades, um dos pontos mais importantes é acondicionar de forma correta o material amputado, que deve ser mantido a 4ºC. A maneira mais simples para isso é colocar a parte amputada em um saco plástico resistente, lacrar com fita adesiva e colocá-lo em um ambiente com água e gelo picado, distribuídos meio a meio, como numa caixa de isopor. Quanto mais rápido o paciente chegar ao hospital, melhor. Para garantir seu sucesso, o ideal é que a cirurgia de reimplante seja feita em até seis horas após o acidente.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde