Blog Marcos Sena – Hospital Regional em Marabá, implanta protocolo de comunicação entre profissionais

 
Está em curso desde esta quarta-feira (25), no Hospital Regional do Sudeste do Pará Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, o quinto Protocolo de Segurança do Paciente. Trata-se da Segurança na Comunicação entre Profissionais de Saúde. Os primeiros colaboradores a receber orientações sobre o protocolo foram os do Departamento Administrativo, mas todos vão passar por treinamento ao longo dos próximos dias.
“A ideia é trabalhar com tirinhas de desenhos que revelam dificuldades de comunicação, para que os colaboradores do hospital percebam a necessidade de se comunicar com clareza”. A a explicação é da enfermeira Flávia Maura, que está temporariamente respondendo pela Gerência do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital Regional em Marabá.
Na apresentação que ela fez do protocolo para os demais colaboradores, além das tirinhas, foram apresentados vídeos de desenhos animados que também abordam a importância da comunicação segura.
A implantação e efetivação dos protocolos é uma medida que atende à Portaria nº 529 e à Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) nº 36, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Além da comunicação efetiva entre os profissionais de saúde, também integram a série de protocolos, a Identificação correta do paciente, Lavagem correta das mãos, Prevenção de quedas, Prevenção de úlceras por pressão e Cirurgia segura.
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde