Folha MT – Hospital do Baixo Amazonas lança projeto de leitura no Salão do Livro, em Santarém

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) vai implantar, em janeiro, o projeto “Ensino, Cultura e Saúde”, lançado nesta sexta-feira (13), no Salão do Livro, que acontece no Espaço Pérola do Tapajós, no Parque da Cidade, em Santarém.

A coleta de livros é a primeira parte do projeto e acontece nestes três últimos dias do Salão do Livro. No estande da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi instalada uma caixa onde as pessoas poderão deixar suas doações. Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em conjunto com a prefeitura local, o Salão do Livro acontece até domingo, 15. Outro ponto de coleta de livros será montado na recepção do HRBA; o hospital aceitará obras de literatura infantil e infanto-juvenil, livros de contos, romances, autoajuda e religião, entre outros gêneros literários, destinados a todas as faixas etárias de pacientes e acompanhantes.

A meta é arrecadar, até o final do ano, uma quantidade de livros que permita implantar o projeto a partir de janeiro de 2016. O hospital atende pacientes com problemas médicos de alta e média complexidade, mas o conceito de gestão é amplo e garante assistência integral. “É necessário que o paciente seja percebido em todos os seus aspectos: físico, psicológico e social; nesse contexto, esse projeto contribuirá para que o ambiente hospitalar seja mais receptivo e o paciente possa ter atividades que são do seu cotidiano. A leitura é um deles. Temos a certeza que trará muitos benefícios aos nossos pacientes”, afirma o diretor geral do Hospital, Hebert Moreschi.

A coordenadora de Ensino e Pesquisa do HRBA, Claudileia Galvão, acrescenta que o projeto é uma forma de resgatar a dignidade humana, levando até os pacientes e respectivos acompanhantes a cultura por meio da leitura. “”Isso proporciona um ambiente mais acolhedor para atenuar os efeitos da hospitalização”, complementou.

O hospital também recebe doações de jogos infantis para o projeto “ABC Brincando no HRBA”, que atende crianças hospitalizadas.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde