Folha PA – Hospital do Baixo Amazonas dá orientações contra o câncer de próstata

Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, está empenhado na campanha Novembro Azul, que tem, entre outros objetivos, conscientizar a população masculina a fazer o exame preventivo do câncer da próstata. Atualmente, 118 pacientes estão em tratamento no hospital combatendo a doença.

A programação da campanha Novembro Azul começou no dia 6, quando a iluminação da fachada foi trocada – do róseo, em outubro, passou para o azul. No dia 13, o oncologista clínico Luiz Eduardo de Carvalho proferiu palestra sobre o tema para os acadêmicos residentes do hospital. Nesta quarta (18) e quinta-feira (19) serão dadas orientações e distribuídos laços azuis nas recepções do ambulatório e setores de imagem, quimioterapia e radioterapia.

Uma grande ação externa ocorre na sexta-feira (20), no Mercadão 2000, localizado na Avenida Tapajós, local de grande concentração popular na orla de Santarém. A Ação Azul, das 8h às 11h, incluirá palestras de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata, orientação sobre alimentos que contribuem para evitar o câncer e aferição de pressão arterial e índice de massa corpórea (IMC). Entre 2010 e 2013, o HRBA – administrado pela Pró-Saúde – Associação Beneficente e Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) – diagnosticou 177 novos casos de câncer de próstata.

Luiz Pereira de Sousa, 69 anos, está entre os pacientes atendidos. Ele descobriu que estava com câncer de próstata em abril passado, e em agosto iniciou o tratamento. “Tenho muito mais preocupação do que antes. Aconselho os amigos a se cuidarem, porque não é nada bom ficar na situação em que estou. É preciso ter uma rotina de exames preventivos para que não aconteça o que aconteceu comigo e com outros. A saúde é o maior presente que temos na vida”, diz ele, que é natural de Boa Vista (RR).

O HRBA é referência no tratamento oncológico na região oeste do Pará. “Além de dar assistência hospitalar, o hospital também atua em campanhas com a finalidade de divulgar informações que incentivem hábitos saudáveis de vida, sobretudo a alimentação e atividade física regular, bem como o acompanhamento rotineiro para que possamos fazer o diagnóstico precoce”, afirma o diretor geral do hospital, Hebert Moreschi. Para encerrar a campanha, a equipe de conscientização vai atuar, dia 26, em uma grande obra de engenharia da cidade, repassando informações aos trabalhadores.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde