Jornal da Região – Bill Gates financia projeto em Jundiaí

O Hospital Universitário de Jundiaí (HU) foi escolhido para uma pesquisa da Unicamp com apoio da Fundação Bill e Melinda Gates. O objetivo é ajudar mulheres a não sofrerem parto prematuro, por meio de um anel de silicone que fecha o colo do útero.

Os setores de ginecologia e obstetrícia do Hospital Universitário (HU), em parceria com a equipe de Tocoginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí promoveram encontro para debater o Projeto P5-Pessário mais progesterona para prevenção do parto pré-termo – estudo que pretende rastrear mulheres sob risco de ocorrer trabalho de parto prematuro.

O objetivo é conscientizar a população sobre a necessidade de medir o colo do útero por ultrassom entre 18 e 22 semanas de gestação. As mulheres com colo curto (abaixo de 30 milímetros) receberão medicamento específico e, se necessário, receberão o pessário vaginal – anel de silicone usado para fechar o colo do útero, que funcionará como nova medida na prevenção de prematuridade a ser testada pelo estudo P5.

A apresentação do Projeto P5 foi acompanhada pelos relatos das pacientes Letícia do Nascimento Silva e Bruna Caroline Pavan, mulheres que perderam seus filhos nascidos prematuros e conseguiram realizar o sonho da maternidade com o auxílio do pessário. As grávidas interessadas no Projeto devem procurar o Hospital pelo telefone 4527-5700 (Sra. Paola e Sra. Luzia)

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde