Agência Pará - Hospital do Baixo Amazonas repassa orientações sobre câncer de próstata | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Na Mídia

Agência Pará - Hospital do Baixo Amazonas repassa orientações sobre câncer de próstata

 

 

Durante o mês de novembro, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, tem proporcionado diversas ações de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Na última semana, uma equipe do hospital desenvolveu, no Mercadão 2000, uma programação voltada para a informação dos homens. Foram oferecidas consultas de nutrição, aferição de pressão, índice de massa corporal (IMC), panfletagem e palestra. Outra grande ação ocorre nesta quinta-feira (26), em uma obra de engenharia da cidade, com o objetivo de orientar os trabalhadores.

“A intenção é de conscientizar os homens sobre o autocuidado, principalmente voltado para o câncer de próstata. Essa ação do Hospital Regional é voltada para a orientação, tirando dúvidas, com panfletagem tanto nas ruas como no próprio mercadão, além de palestras e outros serviços”, explicou o enfermeiro Domício Farias. A ação faz parte da campanha Novembro Azul.

Dezenas de pessoas receberam importantes informações e tiraram dúvidas. “Já fui operado da próstata, mas não tive câncer. Vim saber se ela aumenta, se tenho que tomar algum cuidado”, disse o aposentado Josué Pimentel. Outro que esteve presente na ação foi o aposentado João Pedrosa, que orientou os outros homens sobre a importância de fazer o exame para detectar o câncer. “Tem que fazer sim. Faço há muitos anos”, contou.

A programação da campanha Novembro Azul do HRBA começou no dia 6, quando a iluminação da fachada foi trocada para a cor azul. No dia 13, o oncologista clínico Luiz Eduardo de Carvalho proferiu palestra sobre o tema para os acadêmicos residentes do hospital. Nos dias 18 e 19 foram dadas orientações e distribuídos laços azuis nas recepções do Ambulatório, Imagem, Quimioterapia e Radioterapia.

Atualmente, 118 pacientes estão em tratamento contra o câncer de próstata no hospital. Entre 2010 a 2013 foram diagnosticados pelo hospital 177 novos casos. No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.

<< voltar