Pronto-Socorro do Engenho Novo completa um ano de atendimento

Reportagem Letícia Fortino

O Pronto-Socorro do Engenho Novo completou um ano de funcionamento neste mês de setembro. O equipamento, implantado pela Prefeitura de Barueri, descentralizou o atendimento de urgência e emergência para os moradores da região, que precisavam se deslocar ao pronto-socorro do Centro quando necessitavam de algum tipo de serviço.

Além de atender a população do bairro e de outras regiões como Chácaras Marco, também são acolhidos os moradores dos bairros Vila São Silvestre, Jardim Graziela, Jardim Califórnia, Bairro dos Altos, Cruz Preta, Jardim São Luiz e Tupanci, entre outros.

A unidade conta com especialidades como: clínica médica, avaliação cirúrgica, ortopedia, pediatria e serviços de ultrassonografia, eletrocardiograma, radiodiagnóstico

e patologia clínica, além de ser a primeira da cidade a manter atendimento de odontologia durante 24 horas.

 

Número de atendimentos

Desde a inauguração, o Pronto-Socorro do Engenho Novo realizou mais de 121 mil consultas, sendo 81 mil em clínica médica, 30 mil em pediatria, 3,6 mil em avaliações cirúrgicas e 5,9 mil em ortopedia. Os atendimentos odontológicos forammais de 7,3 mil.

Em procedimentos realizados são mais de 76 mil, com aproximadamente 50 mil exames clínicos, 22 mil radiografias, 1,2 mil ultrassonografias e 2,8 mil eletrocardiogramas. Os meses de abril e maio desse ano foram os mais movimentados no atendimento do PS.

 

Acolhimento diferenciado

Além das instalações e modernos equipamentos, outro diferencial é o atendimento que prioriza a promoção, prevenção e recuperação do indivíduo. A diretora administrativa do PS, Renata Lopes Cavalcante, enfatizou que o objetivo não é apenas tratar doenças e sim cuidar de pessoas como um todo. Outro ponto importante é a humanização em relação aos usuários, já notada pela moradora do bairro, Lúcia Rocha. “Todas as vezes que preciso utilizar o serviço de clínica geral, sou atendida com rapidez, e inclusive meus familiares utilizam o serviço”, destaca. Outro usuário, Cleber dos Santos Ferreira de Souza, também morador do Engenho Novo, diz que constantemente passa pelo atendimento e se diz muito satisfeito. “Os atendimentos são rápidos, e quando precisei de emergência odontológica fui muito bem atendido”, afirmou. Localizado na antiga Unidade Básica deSaúde (UBS) Maria de Lourdes Hernandez Matos, na avenida Capitão Francisco César, 1.338, esquina com a rua Guarantan, a unidade tem 1.493,00 m² de área, construída em dois pavimentos. Para ser adaptado como PS, passou por obras de pintura e remodelação, incluindo a implantação de elevador para macas, sala de urgência equipada, triagem e enfermaria adulto e infantil, posto de enfermagem e salas de observação.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde