G1 – ‘Outubro Rosa’ terá exames gratuitos e palestras educativas em Santarém

As ações da campanha “Outubro Rosa” iniciam na quinta-feira (1), em Santarém, oeste do Pará. A programação será às 8h no Centro de Referência em Saúde da Mulher. Durante o mês de outubro, serão oferecidos serviços gratuitos a população, como palestras educativas de prevenção ao câncer da mama e ao câncer do colo uterino e testes rápidos  de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).

No sábado (3), ocorre ações coletivas com coleta de exames de Prevenção do Câncer do Colo do Útero (PCCU), na Casa de Saúde da Mulher e nas Unidades Básicas de Saúde 24h (UBS-24h), localizadas nos bairros Santarenzinho, Nova República, Livramento e Aparecida. O horário de atendimento será de 8h às 23h.

Para as mulheres que precisarem realizar exames de mamografia é necessário procurar primeiro uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar o procedimento direto com a equipe de enfermagem, não havendo necessidade de consulta com especialista. Para isso, elas devem apresentar apenas o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e um documento original com foto.

Após avaliação feita equipe de enfermagem, a paciente será encaminhada à Secretaria Municipal de Saúde para marcar o exame. Depois de marcado, a paciente seguirá para o Serviço Municipal de Mamografia, localizado no complexo do Hospital Municipal (HMS), ou para o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), locais onde são realizados os exames.

A campanha “Outubro Rosa” é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). De acordo com Ministério da Saúde, a faixa etária para os exames de PCCU é de 25 à 64 anos. Para os exames de mamografia, a faixa etária é de 40 anos à 60. A meta para Santarém, segundo a Semsa, é realizar até fim do ano, quase 21 mil atendimentos.

Locais das Unidades Básicas de Saúde 24h – (UBS-24h)
Bairro Santarenzinho
Avenida Tomé de Sousa, entre as Ruas São Lucas e Bom Jardim.

Bairro Nova República
Av. Tranquedo Neves, s/n.

Bairro Livramento
Rua Tupaiulândia, entre Av. Dom Frederico e Rua São Paulo, s/n.

Bairro Aparecida
Av. Magalhães Barata com Plácido de Castro, nº 945.

Casa de Saúde da Mulher
Av. Barão do Rio Branco, anexo ao Hospital Municipal, no bairro Santa Clara.

Hospital Regional do Baixo Amazonas
Av. Sérgio Henn, 1316, no bairro Aeroporto Velho.

Serviço
O quê? Campanha “Outubro Rosa” em Santarém
Quando? de 1º à 31 de outubro de 2015
Onde? Casa de Saúde da Mulher e Unidades Básicas de Saúde
Quanto? atendimentos gratuitos

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde