Jornal do Brasil – Pezão vistoria as obras de ampliação do Instituto Estadual do Cérebro

O governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, vistoriam, nesta segunda-feira (28), às 11h30, as obras de ampliação do Instituto Estadual do Cérebro (IEC), no Centro do Rio.

O edifício anexo à unidade terá 12 pavimentos, 135 leitos de internação, 15 leitos de UTI pediátrica, salão de fisioterapia com hidroterapia e apartamento para readaptação motora, que vai permitir ao paciente fazer a reabilitação como se estivesse em casa. 

O projeto arquitetônico contempla uma sala de aula. Crianças em idade escolar internadas para tratamentos a longo prazo poderão dispor do espaço, com professor, para avançar no conteúdo. A previsão é que as obras sejam concluídas em 2016. 

Reconhecimento internacional

Com dois anos de atividade, o IEC já realizou 2.388 cirurgias, 20.173 consultas e 42.458 exames de imagem, entre tomografias, ressonâncias e hemodinâmicas. A unidade conta com 180 médicos sob comando do neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, um dos principais especialistas do país. 

São quatro centros cirúrgicos – todos com capacidade de realizar cirurgias neuronavegacionais (operação menos invasiva feita por computador) –, e um centro equipado com ressonância magnética (sala híbrida), além de nove consultórios, 40 leitos de UTI adulto, quatro leitos de UTI pediátrica e dois leitos para pacientes com epilepsia. 

A unidade recebeu, em agosto, um título de reconhecimento no exterior. O Instituto foi certificado como centro de referência internacional para pós-graduação em neurocirurgia pela Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia (World Federation of Neurosurgical Societies). O IEC é o 18º centro no mundo a receber este credenciamento pelo órgão.

Serviço:

Vistoria às obras de ampliação do Instituto Estadual do Cérebro

Data: 28/9 (segunda-feira)

Horário: 11h30

Local: Rua do Resende, 156, Centro.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde