Folha do Interior – Canções tocadas no saxofone estimulam recuperação de pacientes no Hospital Estadual Anchieta

Canções da MPB e Bossa Nova tocadas no saxofone têm embalado a recuperação dos pacientes do Hospital Estadual Anchieta (HEAN), no Caju. O projeto ‘Música para os Meus Ouvidos’, lançado em janeiro, é um estímulo a mais na melhora do quadro de saúde e da autoestima dos internos da unidade.

 Coordenador de Núcleo do HEAN, Thiago Cachaldora explica que o projeto surgiu do intuito de oferecer aos pacientes, momentos de descontração e mudança de foco da doença. Já nas primeiras apresentações, a experiência mostrou resultados positivos. Ele conta que muitos internados criaram vínculo com os músicos e agora aguardam ansiosos as próximas visitas.

 – Nossa iniciativa com o projeto é oferecer aos pacientes e aos acompanhantes momentos de descontração e mudança de foco da doença para pensamentos mais leves. As apresentações são acompanhadas por profissionais de saúde e servem como porta de entrada para a abordagem das equipes médicas com os pacientes – afirma Thiago.

 Apoio durante a recuperação – Vítima de um acidente que lesionou sua medula e acarretou na perda do movimento das pernas, o jovem Pedro Paulo Paiva, de 24 anos, aprovou o projeto. Para tratar a trombose que desenvolveu, passou três semanas internado no HEAN, período em que acompanhou algumas visitas dos músicos à unidade.

 – A visita dos músicos foi uma experiência que contribuiu muito para a melhora não só da minha saúde, mas também da minha autoestima – conta Pedro.

 O aposentado Geraldo de Assis Farias, 82, passou pelo Hospital Estadual Anchieta para tratar uma celulite infecciosa no braço e teve alta no domingo de Dia dos Pais. Apaixonado por música, ele conta que quando recebia a visita dos saxofonistas ficava muito entusiasmado, e relembrava antigas canções da época.

 – A música sempre fez parte da minha vida, e era muito bom receber os músicos e cantar com eles. Fazia me lembrar da juventude, quando eu também tocava. Me ajudou muito – diz ele, que, por muitos anos, tocou trombone em um ponto na Praça Tiradentes, no Centro.

 Criando laços – Desde janeiro, o ‘Música para os Meus Ouvidos’ acontece semanalmente no Hospital Estadual Anchieta, com visitas pontuais realizadas também no Instituto Estadual do Cérebro. Os saxofonistas Maurício Séllos e Chico Costa são os parceiros voluntários do projeto, que já contribuiu com a melhora na recuperação de inúmeros pacientes.

 Saxofonista por hobby, o administrador de empresas Maurício Séllos conta que tocava em um restaurante no Flamengo quando recebeu o convite para conhecer o HEAN e tocar para os pacientes. A experiência deu tão certo e a aceitação foi tão imediata, que ele não pensa em parar tão cedo.

 – Cada dia é uma emoção diferente. E o mais incrível de tudo é ver nos olhos dos pacientes a alegria que o momento proporciona. São muitas histórias. Teve um paciente que me pediu que continuasse tocando para ele quando recebesse alta, e eu vou até a casa dele. Faço questão. Para outro paciente, que vibrava quando eu tocava, eu dei uma flauta doce para tocarmos juntos. Criei vínculo, fiz amigos – conta Maurício.

 Música ambiente – No ano passado, o Hospital Estadual da Mãe, em Mesquita, passou a oferecer música ambiente para estreitar ainda mais os laços entre as mamães e os bebês no momento do nascimento. As canções tocam na sala de Pré-parto e parto (PPP) e na Unidade Intermediária (UI) Neonatal. O repertório é vasto: de música clássica, passando por MPB, baladas internacionais, até rock, mas todas elas em versão mais lenta para proporcionar calma e tranquilidade em um momento tão singular e especial.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde