Agência Pará – HRBA é reconhecido por empenho na redução de impactos ambientais

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 04/09/2015 17:57:00

O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) foi reconhecido pelos esforços dedicados à redução dos impactos ambientais. A homenagem aconteceu durante o ‘Seminário Hospitais Saudáveis 2015’, realizado nos dias 1 e 2 de setembro, em São Paulo. Agora, uma placa comemorativa recebida da organização do seminário simboliza a homenagem dentro da instituição, que dedica um projeto exclusivo para as boas práticas ambientais, o de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).  

 “O HRBA tem várias iniciativas, com foco na sustentabilidade, que têm como objetivo a minimização dos impactos ambientais. E o projeto encaminhado à organização do evento mostra a estratégia de redução dos impactos ambientais no gerenciamento de resíduos de serviços de saúde no hospital”, explica a técnica responsável pelo Projeto de Resíduos de Serviços de Saúde, Sheila Mara.

Os resultados alcançados pelo hospital são expressivos. A quantidade de lixo encaminhado para a reciclagem aumentou 20% após a implantação do PGRSS. Consequentemente, houve uma queda no montante de resíduos comuns destinados ao aterro sanitário, que passou de 85% para 64%. Foi sentida, também, uma diminuição de 2% de resíduos infectantes enviados para tratamento.

“Os resíduos de serviços de saúde podem trazer muitos danos à população quando não são tratados de forma adequada. Por isso, nossa preocupação é de investir constantemente em tecnologias e no desenvolvimento das pessoas para que tenhamos as melhores práticas implantadas em nosso serviço. E é com enorme satisfação que recebemos mais esse reconhecimento”, comentou o diretor geral do HRBA, Hebert Moreschi.

Joab Ferreira
Hospital Regional do Baixo Amazonas (Santarém)
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde