Hospitais Brasil - Instituto do Cérebro conquista certificação internacional para pós-graduação em neurocirurgia | Pró-Saúde
Voltar para home
Imprensa

Na Mídia

Hospitais Brasil - Instituto do Cérebro conquista certificação internacional para pós-graduação em neurocirurgia

 

Primeiro centro especializado em neurocirurgia do país, o Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC), do Rio de Janeiro (RJ), acaba de receber um título de reconhecimento no exterior. A unidade foi certificada como centro de referência internacional para pós-graduação em neurocirurgia pela Federação Mundial de Sociedades de Neurocirurgia (World Federation of Neurosurgical Societies). O IEC é o 18º centro no mundo a receber este credenciamento pelo órgão.

O processo de seleção é realizado pela própria Federação Mundial e envolve candidatos de vários países, entre residentes seniores, bolsistas de pós-graduação e neurocirurgiões recém-formados. Durante quatro meses, os selecionados poderão acompanhar como observadores as atividades clínicas e cirúrgicas da unidade, além dos projetos de pesquisa desenvolvidos por lá. Ligada à Organização Mundial de Saúde, há 60 anos a entidade regula o funcionamento e o ensino da neurocirurgia no mundo todo.

“Esse reconhecimento é uma honraria muito grande, que só comprova a qualidade do serviço que prestamos. Como a entidade reúne as sociedades de neurocirurgia do mundo inteiro, a certificação oferece uma visibilidade internacional ao Instituto do Cérebro. Ficamos orgulhosos em saber que colocamos uma unidade pública de saúde entre as maiores referências do mundo em neurocirurgia – comemora o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho”, diretor médico da unidade.

O conhecimento produzido no IEC que agora será disputado por candidatos do mundo todo já está acessível para médicos brasileiros. A unidade mantém três cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em parceria com a PUC-Rio. Anualmente, são abertas vagas para formação nos cursos de neurocirurgiões, aperfeiçoamento em Neurointensivismo e Fisioterapia neurológica.

Com dois anos de atividade, o Instituto já realizou 2.388 cirurgias, 20.173 consultas e 42.458 exames de imagem, entre tomografias, ressonâncias e hemodinâmicas. A unidade conta com 180 médicos sob comando do neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, um dos principais especialistas do país. São quatro centros cirúrgicos – todos com capacidade de realizar cirurgias neuronavegacionais (operação menos invasiva feita por computador) -, e um centro equipado com ressonância magnética (sala híbrida), além de nove consultórios, 40 leitos de UTI adulto, quatro leitos de UTI pediátrica e dois leitos para pacientes com epilepsia.

Para 2016, a previsão é de que seja inaugurado o prédio anexo da unidade, que contará com 12 pavimentos, 135 leitos de internação, 15 leitos de UTI pediátrica, salão de fisioterapia com hidroterapia e apartamento para readaptação motora, que vai permitir ao paciente faça a reabilitação como se estivesse em casa. Já as crianças que ficarem mais tempo internadas para tratamento a longo prazo poderão contar com uma sala com professor, para evitar que percam o ano letivo.

No IEC, não há atendimento de emergência. O serviço é integralmente referenciado pela Central Estadual de Regulação. Após o primeiro diagnóstico de necessidade de neurocirurgia, o paciente é encaminhado via Central para realização de consulta para avaliação de exames e risco cirúrgico.

Desde abril de 2012, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) vem reorientando o modelo de gestão e atenção à saúde no Estado do Rio de Janeiro no intuito de melhorar a prestação dos serviços e a satisfação do usuário. A implementação dessa nova forma de administração tem como objetivos reduzir custo, melhorar a gestão e garantir um atendimento de qualidade à população.

O Instituto Estadual do Cérebro é gerenciado pela Organização Social de Saúde Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar desde a sua inauguração, fornecendo todos os recursos humanos e materiais necessários ao adequado funcionamento do hospital, dentro dos parâmetros e diretrizes estabelecidos pela Secretaria.

<< voltar