Barrados.net – Fisioterapeutas iniciam projeto com usuários do Hurso

O período como paciente em um Hospital raramente são tempos de felicidade e boas lembranças de convívio social. Pensando nisto, a Comissão de Humanização do Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso) em parceria com a equipe Multidisciplinar e outros setores assistenciais iniciaram um projeto de humanização do paciente durante sua estadia no Hospital. Várias atividades serão realizadas especialmente com e para os usuários do Hurso.

Os profissionais foram divididos em 4 grupos e ficaram responsáveis pela realização, a cada semana do mês, uma atividade de interação e humanização com os pacientes de um setor/unidade do Hospital. A primeira semana ficou com a equipe de fisioterapia, responsável pela atividade com os pacientes das Clínicas Médicas Adulta e Pediátrica. A equipe preferiu realizar ações separadas oferecendo algo lúdico às crianças e uma atividade motora aos adultos.

No Kit das Crianças foi dado a cada paciente infantil: um avental (confeccionado pela mãe do fisioterapeuta Marley Marques), 1 caixa de tinta à base de água, 1 pincel e 1 cartolina. Para Karinny Oliveira, também fisioterapeuta, a ação desenvolvida foi para despertar a imaginação das crianças tornando assim um recurso valioso para o atendimento assistencial. “A pintura permite a criança expressar seus sentimentos, relaxar, fugir por alguns instantes de seu estado de doença, lembrando que ela pode ser criança mesmo dentro do Hospital”, explicou ela, completando que ainda pode-se desenvolver uma comunicação e vínculo maior entre colaboradores e usuários, o que consequentemente gerará um sucesso maior na recuperação do paciente. “Dá mais vontade de melhorar ao lembrar do que se pode ter de novo”, finalizou ela.

Com os adultos, duas professoras de zumba (dança latina) exercitaram os usuários e colaboradores, acompanhados do fisioterapeuta João Eduardo. “Está foi apenas a primeira vez que conseguimos trazer algo assim, queremos fazer cada vez mais”, declarou ele. A próxima unidade será a Clínica Ortopédica coordenada pela psicologia e SCIH (Serviço de Controle de Infecção Hospitalar), com o apoio do SHL (Serviço de Higiene e Limpeza)/SPR (Serviço de Processamento de Roupas).

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde