CREMERJ – Instituto Estadual do Cérebro comemora dois anos de sua primeira cirurgia

06/08/2015

O Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer (IEC) completa, no mês de agosto, dois anos de sua primeira cirurgia, e se consolida como uma referência no tratamento de doenças cerebrais no Brasil. Administrado integralmente pela entidade filantrópica Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, o centro de excelência alcançou mais de duas mil cirurgias e 19 mil atendimentos ambulatoriais, além de ter iniciado as atividades do Centro de Pesquisa.

 
O IEC é o primeiro centro do País voltado exclusivamente para o tratamento neurocirúrgico de doenças do sistema nervoso central, como tumores, doenças vasculares e doença de Parkinson. Alguns casos diferenciados têm sido direcionados para o Centro de Pesquisas do IEC. O espaço conta com três laboratórios e tem como foco o estudo dos tumores cerebrais. A intenção é estudar casos que são tratados no hospital e com isso colaborar para o diagnóstico e tratamentos dos pacientes.
 
“Temos muito para comemorar e a Pró-Saúde tem uma relevância muito grande em todos os trabalhos que vem sendo desenvolvidos no IEC. A gestão por organização social contribui para que a estrutura funcione a todo vapor, pois possibilita agilidade administrativa e o alcance de metas”, explicou José Donizetti Stoque, diretor Executivo da unidade.
 
Com equipe de 180 médicos, o IEC conta com quatro centros cirúrgicos, nove consultórios, 40 leitos de UTI adulto e quatro leitos de UTI pediátrica, além de dois leitos para pacientes com epilepsia. Desde a inauguração, foram realizadas 2.322 cirurgias, 19.566 atendimentos ambulatoriais, além de 41.276 exames, como ressonâncias magnéticas e tomografias.
 
Stoque ainda destacou que as conquistas e a excelência do hospital também estão relacionadas às ações continuadas de aprimoramento desenvolvidas com os colaboradores. Ele ressaltou que a gestão da Pró-Saúde tem como foco o treinamento, a capacitação e a educação permanente. “Para alcançar os resultados que conseguimos é essencial que haja muito treinamento. E isso tem sido nosso diferencial. A todo momento estamos aprimorando nossas equipes, e isso a gente faz com muita dedicação”, concluiu.
Para o próximo ano, está prevista a inauguração do prédio anexo do IECPN. Serão 12 pavimentos com 110 leitos de internação, 15 leitos de UTI pediátrica, salão de fisioterapia com hidroterapia e apartamento para readaptação motora. O espaço vai ampliar o número de cirurgias e atendimentos ambulatoriais.
 
Fonte: IEC
Voltar para o topo da página - Pró-Saúde