G1 – Em 8 edições, Operação Sorriso beneficiou 528 pessoas em Santarém

Em oito edições realizadas em Santarém, oeste do Pará, a Operação Sorriso Brasil beneficiou 528 pessoas com cirurgias corretivas em fissuras lábio palatinas. Ao todo, foram 1.253 atendimentos.

Quando Mateus nasceu, foi difícil encarar o problema. Com três meses de vida, teve que passar pela primeira cirurgia para corrigir a fenda palatina. Com quatro anos, fez a segunda. “Corremos atrás de como resolver esse problema. Ele fez tão novinho a primeira cirurgia que, uns falavam que não ia poder fazer. Pedi a Deus que isso acontecesse”, relatou o pai de Mateus, Roberto Moreira.

Ayan nasceu com lábio leporino e foi um dos beneficiados com a Operação Sorriso. “Foram várias cirurgias, nenhuma foi fácil. A recuperação foi boa. O sorriso, a alimentação dele [melhoraram]. Ele não podia comer farinha, nem macarrão”, explicou a mãe dele, Jarlene Santos.

A edição 2015 do programa humanitário chega a Santarém pela 9ª vez para realizar cirurgias gratuitas em crianças e adolescentes. De acordo com a organização, a previsão é de que sejam feitas 65 cirurgias corretivas.

A seleção de pacientes vai será feita no dia 10 de agosto, a partir das 8h, na Casa da Criança, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, 860, bairro Santa Clara. As cirurgias serão realizadas entre os dias 12 e 15 de agosto, no Hospital e Maternidade Sagrada Família, localizado da Avenida Presidente Vargas, 1606, bairro Santa Clara.

Para participar da seleção, basta comparecer ao local nos dias indicados levando documentos de identificação do paciente e do responsável, em caso de menores de 18 anos, e exames de sangue recentes, realizados há seis meses ou menos.

Nesta edição, cerca de 50 voluntários, entre médicos, dentistas, técnicos em saúde bucal e profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) serão responsáveis pela realização das cirurgias corretivas gratuitas no pacientes portadores do problema.

Procedimentos
Pacientes e mais um familiar que moram fora do município poderão solicitar hospedagem gratuita no dia da avaliação. A organização também oferece transporte do alojamento até o hospital e alimentação sem custo. Já os pacientes que não forem contemplados este ano, serão avaliados e registrados para realizar o tratamento na próxima edição do programa.

Visando manter um controle nas demandas futuras, a Operação Sorriso criou um pré-cadastro que não é obrigatório, mas é importante para melhorar o atendimento, e evitar perda de tempo. Para realizar o pré-cadastro, basta acessar a página de cadastro de pacientes.

No dia 19 de agosto, os pacientes que forem submetidos a cirurgia passarão pela avaliação pós-operatória para avaliar o resultado da operação e receber orientações referentes a tratamentos complementares. Segundo a organização, todos devem passar pelo pós-operatório com os profissionais voluntários, pois o paciente só se recuperará plenamente se tiver todos os cuidados e fizer todos os tratamentos necessários além da cirurgia.

Operação Sorriso
A Operação Sorriso é uma organização médica não governamental e sem fins lucrativos fundada na cidade de Norfolk, na Virgínia, Estados Unidos, em 1982. A instituição trabalha com crianças que possui lábio leporino, oferecendo cuidados médicos como a cirurgia reparadora, em todo o mundo.

Presente no país desde 1997, a Operação Sorriso já transformou a vida de mais de 220 mil pessoas ao redor do mundo. Em dezoito anos, já foram realizados mais de 87 mil exames e avaliações especializadas e mais de 6 mil procedimentos cirúrgicos gratuitos em 13 estados brasileiros. Trata-se de um procedimento relativamente rápido que em casos mais delicados pode durar até 45 minutos.

Além das cirurgias, a Operação Sorriso treina profissionais locais, médicos residentes e novos voluntários no atendimento aos fissurados, para torná-los aptos a prestar assistência a pacientes em diversas especialidades, como Cirurgia, Fonoaudiologia, Anestesia, Psicologia e Ortodontia.

Serviço
O quê: 9ª edição da Operação Sorriso Brasil em Santarém
Quando: 10 de agosto (seleção de pacientes) e 12 e 15 de agosto (cirurgias)
Onde: Casa da Criança e Hospital Sagrada Família
Hora: a partir das 8h
Mais informações: (93) 99184-0241

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde