6 benefícios do café para a saúde

Você já tomou seu cafezinho hoje? O café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic). Ainda segundo a Associação, durante a pandemia pela Covid-19, influenciada pelo consumo em casa, a compra da bebida sofreu um aumento de 35%.

No entanto, o consumo exagerado de café está relacionado a diversos riscos à saúde, como taquicardia, insônia, dor de cabeça e, até mesmo, demência. Mas, se ingerido nas quantidades corretas, o alimento possui uma série de nutrientes benéficos à saúde, capazes de prevenir doenças.

Confira os principais benefícios:

1. Afasta problemas cardíacos

Um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Havard (EUA), mostrou que o consumo de quatro xícaras diárias de café reduz em até 11% o risco de insuficiência cardíaca, caracterizada pela dificuldade do coração em bombear sangue para o corpo. Nesse caso, a ação dos polifenóis da bebida, influenciam para um coração saudável, barrando os radicais livres que aumentam o colesterol ruim no corpo, causando infarto, por exemplo.

2. Ajuda no emagrecimento

O café é uma das poucas substâncias naturais que ajuda a queimar calorias. Segundo um estudo publicado pelo Jornal Internacional de Esportes e Nutrição, a cafeína gera a queima de gordura através do aumento de adrenalina, que dilui as células de gordura, liberando-as no sangue.

3. Aumenta a expectativa de vida

O consumo diário da bebida está associado a um menor risco de morte por qualquer doença, principalmente no que se refere àquelas do sistema circulatório e digestivo, segundo o Instituto Nacional de Câncer dos EUA (Iarc, em inglês). A pesquisa realizada pelo Instituto indica que o consumo de quatro xícaras de café aumenta em 10% e 13% as expectativas de vida de homens e mulheres, respectivamente.

4. Diminuiu o risco de depressão

A cafeína é responsável por estimular o sistema nervoso central, capaz de aumentar a produção de hormônios que causam a sensação de bem-estar. Um estudo realizado pela Escola de Saúde Pública de Havard (EUA) mostrou que o consumo de três xícaras diárias de café diminuiu em até 15% o risco de depressão entre mulheres.

5. Previne o diabetes

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, as propriedades antioxidantes do café aumentam a sensibilidade da insulina, contribuindo, assim, para a redução de até 35% do risco de desenvolvimento do diabetes mellitus, tipo II. O consumo de duas xícaras por dia apresenta benefícios e, conforme se aumenta a dose, há menor incidência da doença.

6. Protege contra o Alzheimer

A cafeína pode prevenir o Alzheimer. Uma pesquisa realizada pelas Universidades de Miami e do Sul da Flórida descobriu que níveis mais elevados de cafeína reforçam a barreira sanguínea do cérebro, evitando o aparecimento da doença.

Outro estudo da Universidade John Hopkins concluiu, ainda, que a cafeína gera no cérebro uma retenção maior de memória a longo prazo, tornando-a mais resistente ao esquecimento.

Para essas e outras informações, acompanhe o Blog Vida Saudável e siga as redes sociais da Pró-Saúde!

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde