Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar
Voltar para home
Mensagens
Vida e saúde para o povo brasileiro!

13/10/2015

“Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei encante-se com a vossa beleza!” Assim cantamos nesta Solenidade principal da Padroeira do Brasil: Nossa Senhora da Conceição Aparecida. A quanta beleza assistimos neste final de semana. Foram mais de dois milhões de pessoas carregando a berlinda de Nossa Senhora de Nazaré, pelas ruas abençoadas de Santa Maria de Belém do Grão Pará. Quanto encantamento com a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida quando ela entrou, emoldurada em um belíssimo mapa do Brasil, repleto de flores, representando todos os estados federados e o Distrito Federal, na missa solene presidida pelo Excelentíssimo e Reverendíssimo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger, SCJ.

A responsabilidade de todos nós é deixar o legado de um mundo melhor. Por isso, aos pés da Virgem Aparecida, queremos encomendar as preces mais doces e especiais em favor do nosso Brasil. Queremos rezar como orou Rainha Ester: “Concede-me a vida – eis o meu pedido! – e a vida do meu povo – eis o meu desejo!”(cf. Est 7,3). O que queremos pedir a Nossa Senhora Aparecida, com Maria, em Jesus, é vida e saúde para todo o povo brasileiro. Foram dez dias em que a Igreja no Brasil, irradiada de seu Santuário Nacional, conclamou-nos a refletir sobre a alegria do povo, de saudar, perpetuamente, a Mãe de Deus e a nossa Mãe.

Como disse Dom Darci José Niciolli, CSsR, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar de Aparecida, com grande propriedade: “Maria, mistério humano e mistério divino. Profundamente divino e profundamente humano. Mas, podem perguntar-me por que falar do céu e de Nossa Senhora Aparecida? Porque a imagem de Nossa Senhora é representada com uma lua debaixo dos pés, conforme relata o livro do Apocalipse: Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas, o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono” (cf. Ap 12,1-5). Maria reflete o sol invencível que é Jesus Cristo! Maria atingiu a meta. Por isso, enquanto celebramos a festa de Maria Santíssima, louvamos a nossa esperança, porque também todos nós entraremos, como Maria, no céu. Aqui na Terra, somos chamados a viver como construção do céu, para que a sua vida eternize-se.

Por isso, aos pés da Virgem, de Nazaré e de Aparecida, a mesma Imaculada Conceição, a Senhora Assunta ao Céu, pedindo saúde para todos, quero rezar: “Oh, Maria Imaculada, Senhora da Conceição Aparecida, aqui tendes, prostrado diante de vossa milagrosa imagem, o Brasil, que vem de novo consagrar-se a vossa maternal proteção: nós a elegemos especial Padroeira e Advogada da nossa Pátria; queremos que ela seja inteiramente vossa: vossa é a sua natureza sem par; vossas são as suas riquezas; vossos são os campos e as montanhas, os vales e os rios; vossa é a sociedade; vossos são os lares e seus habitantes, com seus corações e tudo o que eles têm e possuem; vosso é, enfim, todo o Brasil. Sim, oh, Senhora Aparecida, o Brasil é vosso!

Por vossa intercessão, temos recebido e esperamos receber todos os bens e bênçãos das mãos de Deus. Abençoai, pois, o Brasil que Vos ama; abençoai o Brasil que Vos agradece; abençoai, defendei, salvai o vosso Brasil! Protegei a Santa Igreja; preservai a nossa Fé, defendei o Santo Padre; assisti os nossos Bispos; santificai o nosso Clero; socorrei as nossas famílias; amparai o nosso povo; esclarecei o nosso governo; guiai a nossa gente no caminho do Céu e da felicidade! Oh, Senhora da Conceição Aparecida, lembrai-Vos de que nós somos e queremos ser vossos vassalos e súditos fiéis. Mas, lembrai-vos, também, de que nós somos e queremos ser vossos filhos.

Mostrai, pois, ante o Céu e a Terra, que sois a padroeira poderosa do Brasil e a Mãe querida de todo o povo brasileiro! Sim, oh Rainha do Brasil, oh Mãe de todos os brasileiros, venha sempre mais a nós o vosso reino de amor e, por vossa mediação, venha à nossa Pátria o reino de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor Nosso. Amém. Oh, Nossa Senhora Aparecida, Mãe querida, tenho tanta confiança em Vós, que espero a vossa proteção e vosso amparo em todos os passos de minha vida e na hora da morte. Amém”.

Nossa Senhora, dá-nos a vida com saúde! Peçamos a Ela que abençoe todos os nossos doentes e que vele pelo nosso Brasil!

 

Dom Eurico dos Santos Veloso

Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Juiz de Fora (MG)

Presidente da Pró-Saúde


Leia também

08/02/2019 - Dia Mundial do Enfermo

06/02/2019 - A nossa vocação!

01/02/2019 - O caminho do profeta!

30/01/2019 - Uma semente que cai em terra fértil

01/01/2019 - Feliz ano novo

25/12/2018 - Feliz Natal e próspero Ano Novo

18/10/2018 - Dia do Médico

19/09/2018 - SUS, antes de tudo, um ato de amor

25/08/2018 - Dia Nacional da Educação Infantil

05/08/2018 - Dia Nacional da Saúde

03/08/2018 - Dia do Padre

26/07/2018 - Dia dos Avós

19/07/2018 - Dia da Caridade

13/07/2018 - Dia de São Camilo de Léllis

10/07/2018 - Testemunhas do Senhor Jesus!

17/05/2018 - Os anjos da Enfermagem

13/05/2018 - Dia das Mães

27/04/2018 - Dia do Trabalhador

02/04/2018 - Carta de pêsames para Dom Wilson Luis Angotti Filho

07/03/2018 - Nova marca da Pró-Saúde