Pró-Saúde - Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar
Voltar para home
Mensagens
Mensagem Pascal 2014

15/04/2014

RECORDAR É REVIVER

Meus agradecimentos a todos que colaboraram conosco neste primeiro ano de nossa caminhada, estando como Presidente da PRÓ-SAÚDE!

 

 

Sob o lema “FAZER – CRESCER – CUIDAR”, fui reeleito para o segundo mandato como presidente, primeiro servidor, a estarmos a serviço da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. Disse estarmos, porque não estou sozinho. Todos os envolvidos na Associação, seja na Diretoria ou no Conselho Deliberativo Executivo, na Direção Geral, as Assessorias, nas Diretorias Específicas, nas Gerências ou em outros serviços especiais, na Sede Administrativa ou nas “pontas”, somos corresponsáveis pelo funcionamento satisfatório ou não na sua trajetória histórica, hoje em nossas mãos, com os nossos cuidados.

Recordar é muito importante: para reviver o que foi bom, o que foi positivo, e não repetir e reviver o que foi negativo. Há certas lembranças que não merecem ocupar espaços em nossas consciências. Porém, se não fossem as memórias vivas, não saberíamos sequer de nossa própria história. E história é movimento.

Assim como, ao longo de sua história, a Pró-Saúde contou com os préstimos de inestimáveis homens e mulheres que dedicaram seu tempo e suas capacidades pessoais e intelectuais ao correto cumprimento de suas finalidades estatutárias, hoje somos nós os seus continuadores. Se algumas alterações foram, são, ou serão feitas, corrigindo metas em sua trajetória, são efetuadas visando dar-lhes mais segurança, transparência, agilidade e eficiência com foco no seu fortalecimento institucional. Presentes estão em nossas ponderações a filosofia, missão, a visão e os valores que caracterizaram esta entidade ao longo de mais de 45 anos. Esperamos sempre que todos possam continuar a desenvolver suas atividades com maior gosto, amor e interesse por ela.

Tenhamos sempre presente em nossa mente, na memória e no coração, que os valores da Igreja Católica sempre estiveram presentes no caminho percorrido pela Pró-Saúde, norteando seus objetivos na prestação de serviços em prol dos pacientes do Sistema Público da Saúde em todo o país.

A nossa presença aqui deve ser uma presença viva e atuante desta, reforçando, revigorando e contribuindo para o fortalecimento desta Organização Social perante os parceiros, públicos ou privados, diante da sociedade e daqueles a quem presta diretamente seus serviços de assistência à saúde. Tudo isso se une ao esforço da Pró-Saúde de servir cada vez melhor e com mais solidariedade, intensificando ainda mais os compromissos profissionais e as responsabilidades sociais da Organização e seus valores espirituais.

Solicito a todos rever o nosso comunicado de 14 de fevereiro, e aqueles que ainda o desconhecem, procurar conhecê-lo, para que aprendamos ou reforcemos o nosso caminhar nas mesmas estradas do crescer, do cuidar e do fazer o bem aos mais necessitados, principalmente neste tempo novo que vamos iniciar, orientados pelos ensinamentos da Campanha da Fraternidade deste ano de 2014.

Não podemos deixar de olhar para a Pró-Saúde, e a nossa vida nela, como um caminho a construir cada dia que passa. No entanto, querer, desejar, aventurar fazer um caminho sozinho ou paralelo, parece-me uma loucura! “Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza poderá ir mais longe”. O que não poderá faltar é a finalidade da caminhada, o objetivo proposto: no nosso caso, a Pró-Saúde. Existem desafios? SIM. Eles não faltarão. Vejamos neles os apelos de Deus a nos confiar como seus autênticos e fiéis colaboradores, administradores. Só assim chegaremos alegres e felizes à meta desejada e devidamente planejada.

Que os valores cristãos e o compromisso de atuação social da Pró-Saúde estejam presentes no nosso dia a dia. Que o Deus renovador do mundo com os seus sacramentos nos ajude a caminhar segundo a Sua vontade, sem nos faltar os Seus constantes auxílios, que necessitamos em nossa caminhada, para não apenas pensar, mas também agir e caminhar nas estradas da justiça, da verdade, da misericórdia e do amor, da fraternidade e da solidariedade, tendo sempre Jesus Cristo como lâmpada para os nossos pés e Luz para o nosso caminho.

Feliz Páscoa!

 

+Dom Eurico dos Santos Veloso 
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora
Presidente da Pró-Saúde – Associação Beneficente de Assistência Social Hospitalar


Leia também

08/02/2019 - Dia Mundial do Enfermo

06/02/2019 - A nossa vocação!

01/02/2019 - O caminho do profeta!

30/01/2019 - Uma semente que cai em terra fértil

01/01/2019 - Feliz ano novo

25/12/2018 - Feliz Natal e próspero Ano Novo

18/10/2018 - Dia do Médico

19/09/2018 - SUS, antes de tudo, um ato de amor

25/08/2018 - Dia Nacional da Educação Infantil

05/08/2018 - Dia Nacional da Saúde

03/08/2018 - Dia do Padre

26/07/2018 - Dia dos Avós

19/07/2018 - Dia da Caridade

13/07/2018 - Dia de São Camilo de Léllis

10/07/2018 - Testemunhas do Senhor Jesus!

17/05/2018 - Os anjos da Enfermagem

13/05/2018 - Dia das Mães

27/04/2018 - Dia do Trabalhador

02/04/2018 - Carta de pêsames para Dom Wilson Luis Angotti Filho

07/03/2018 - Nova marca da Pró-Saúde