Dia dos Pais é comemorado com orientação de saúde no Hospital Metropolitano

Uma tarde com orientação de saúde sobre as principais doenças que atualmente atingem a população masculina. Assim foi a comemoração do Dia dos Pais no Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (PA), nesta quinta-feira, 10/8.

Um grupo de estudantes ligados ao curso técnico de Enfermagem do curso DNA levou informação aos colaboradores, usuários e visitantes da unidade, que é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).  

Os jovens falaram da importância da prevenção para que doenças como câncer de próstata e de pênis não tenham espaço na vida do público masculino. Além disso, os estudantes trataram de um assunto delicado para os homens: doenças como a disfunção erétil e a deficiência androgênica – causada pela diminuição da produção da testosterona, hormônio responsável pelo desenvolvimento dos tecidos reprodutores e determinante para o comportamento sexual masculino.

“Procuramos alertar sobre as cinco doenças que mais atingem a população masculina. É uma ação voltada para falar com os pais, mas também é voltada ao público feminino, que pode alertar e aconselhar seus pais”, explicou o aluno do curso técnico de Enfermagem, Rogério dos Santos Lima. O foco também no público feminino tem uma explicação: “As mulheres podem ajudar os homens a fugirem do clichê do medo de ir ao médico e de fazer exames”, acrescentou o jovem.

Mãe de um paciente internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Metropolitano, a dona de casa Maria dos Santos Silva é um exemplo de como a palavra da mulher é decisiva na orientação aos homens. “Tem muito homem medroso, que não quer ir ao médico. O meu velho lá em casa tem medo de ir, mas eu sempre digo ‘tu vais sim’”, sorriu. Maria elogiou a iniciativa do HMUE de levar orientação na comemoração do Dia dos Pais. “É muito válido aprender um pouquinho mais sobre os homens para orientar o marido que a gente tem em casa”, disse.

As orientações, é claro, agradaram o público ao qual se destinavam. O técnico em Segurança do Trabalho do HMUE, Roger Lopes, foi um dos que ouviram as explicações dos estudantes sobre a saúde masculina. Atento à orientação, o colaborador elogiou a abordagem na hora de tratar de assuntos que ainda são tabus para os homens. “A dinâmica usada pelas técnicas de Enfermagem foi muito boa. Conseguiram passar o assunto de um modo interessante”.

A coordenadora de Humanização do HMUE, Thais Cabral, falou da importância da orientação de saúde na ação da unidade. “Quando a gente fala de Dia dos Pais, pensa na relação de amor que temos com esses homens. Como expressão desse amor, nada melhor do que cuidar da saúde e voltar as orientações a eles', ponderou Thaís. 'Percebemos no dia a dia que o público feminino é sempre em maior número nas unidades de saúde. Porém em nossa unidade os homens são maioria. Por isso a necessidade de orientarmos para uma saúde cada vez melhor”.

Unidade de média e alta complexidades especializada no atendimento a trauma e queimados, o Hospital Metropolitano atendeu a 6.738 pacientes do sexo masculino no primeiro semestre de 2017. O número corresponde a 71,86% dos atendimentos na unidade. Entre os principais tipos de atendimentos estão acidentes de trânsito com carro e motocicleta, além de acidentes domésticos, ferimentos por arma de fogo e ferimentos por arma branca.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde