Dia dos Avós é comemorado no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)

Com sorriso nos lábios, Altamiro Dias da Costa, 83 anos, contou a felicidade de ter 7 filhos, 25 netos e 12 bisnetos. O morador de Mutum, interior do Espírito Santo, está internado no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória e, nessa quinta-feira (26), comemorou o Dia dos Avós junto com os membros da Comissão de Humanização do hospital e dos atores da Avalanche – Missões.

Segundo o paciente, a maior alegria dos encontros com as outras gerações é realizar as competições de futebol, uma paixão assumida por ele. “Sempre gostei de casa cheia e, quando nos reunimos, promovemos competições entre os filhos, netos e bisnetos”, disse.

Para envolver os pacientes e acompanhantes na comemoração do Dia dos Avós, os atores realizaram perguntas denominadas “só os avós sabem responder”. Rogéria Olioze Ramalho Oliveira, que acompanha a mãe no hospital, se emocionou quando viu o grupo pelos corredores. Animada e participativa, Rogéria destacou a ação como uma oportunidade de alegrar as pessoas, mesmo estando num ambiente hospitalar.

“Tenho dois netos e vários adotados no coração. Sei o quanto é prazeroso ser avó. Fiquei feliz em saber que o hospital se preocupa com os pacientes, principalmente com aqueles que estão distantes da família. O sorriso é saúde, e tenho certeza de que vocês alegraram muitas pessoas neste dia”, comentou.

A comemoração do Dia dos Avós teve origem no século XX, quando o papa Paulo VI escolheu o dia para homenagear os avós maternos de Jesus, Ana e Joaquim.

 

Sobre o Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE)

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE) é um hospital público, referência capixaba no atendimento de traumas. Ele é mantido pelo governo estadual e administrado pela entidade filantrópica Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de um contrato de gestão firmado com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) desde dezembro de 2015.

A unidade hospitalar possui 486 médicos atuando nas especialidades de ortopedia, neurocirurgia, neurologia, cirurgia vascular/angiologia, cirurgia geral, anestesiologia, cirurgia torácica, cirurgia bucomaxilofacial, terapia intensiva, clínica médica, nefrologia, infectologia e nutrologia.

São 40 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 14 de Unidade de Alta Dependência de Cuidados (UADC) e 121 leitos de enfermaria. O hospital também possui um ambulatório de especialidades cirúrgicas para pacientes que precisam de reavaliação, serviço de imagem com raio-X, tomografia, ultrassonografia, ecocardiografia, ecodoppler, endoscopia e colonoscopia, além de um pronto-socorro, implantado em dezembro de 2016.

 

Sobre a Pró-Saúde

Fundada em 1967 como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade, Minas Gerais, a Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do país. A sua sede administrativa está localizada na capital paulista.

Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do SUS. Também faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, na cidade de São Paulo.

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde