Dia Mundial do Enfermo é celebrado no Hospital Galileu

Em comemoração ao dia Mundial do Enfermo, celebrado nesta terça-feira (11), voluntários do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), em Belém, levaram mensagens de esperança, amor e fé aos pacientes internados na unidade.

A unidade, gerenciada pela Pró-Saúde, contou com músicas e um momento de reflexão. A celebração proporcionou aos participantes sentimentos de gratidão ao tratamento recebido e fé na recuperação.

Jéssica Nunes é voluntária do Galileu há alguns meses e realiza visitas nas enfermarias semanalmente, tocando violão e levando palavras amigas aos pacientes. “A importância de levarmos esse trabalho é de proporcionar esperança para pessoas enfermas. Com essas palavras, conseguimos que a pessoa tenha um novo olhar positivo para a vida”, ressalta a voluntária.

Em uma das enfermarias visitadas, o paciente Rafael Barroso prestava atenção na música tocada por Jéssica. Ele, que precisou passar por uma cirurgia na perna, se emocionou e agradeceu pelo momento. “Já estou há um mês e meio internado aqui. Receber uma visita com palavras de esperança é sempre bom. Me fez bem e trouxe calma”, disse.

O dia Mundial do Enfermo foi criado em 11 de fevereiro de 1992, por iniciativa do Papa João Paulo II e tem como objetivo conscientizar sobre melhores condições de tratamento e atenção às pessoas doentes, principalmente em hospitais. “A ação faz parte da Pastoral da Saúde do Hospital Galileu, que atua durante todo o ano, levando fé e conforto espiritual aos usuários internados na unidade”, explica Lidiana Souza, Supervisora de Humanização do HPEG.

Sobre o HPEG

O Hospital Galileu conclui o ano de 2019 com 125 mil atendimentos realizados, sendo 7.872 consultas especializadas, 4.274 internações, 54.077 exames, 3.314 cirurgias e 56.288 atendimentos multiprofissionais.

Gerenciado pela Pró-Saúde, sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA). O Hospital Galileu foi o primeiro hospital público da capital a conquistar a certificação ONA 3 Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Esta é uma das mais respeitadas entidades avaliadoras dos serviços de saúde do país.

Outro feito inédito foi a conquista do prêmio internacional “Health Care Climate Challenge”, que avalia instituições de saúde que estão avançando em direção ao cuidado inteligente com o meio ambiente. A unidade foi uma das cinco instituições nacionais vencedoras do Desafio do Clima pela Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis (Global Green and Healthy Hospitals – GGHH). O Hospital foi reconhecido na categoria de Redução de Gases do Efeito Estufa (não energia), entre 117 unidades que participaram com inscrições em todo o mundo.

Voltar para o topo da página - Pró-Saúde