Ações e Projetos Sociais | Pró Saúde
Voltar para home
Assistência Social

Assistência Social 

 

A participação da sociedade civil na promoção das políticas sociais se firmou na Constituição Federal de 1988. A Carta Magna brasileira reconheceu a necessidade e a importância da participação da sociedade civil nas áreas de Assistência Social, Saúde e Educação. No caso da Assistência Social, a Constituição determina que as ações governamentais na área devem ter a realização dos programas sob responsabilidade das gestões estaduais e municipais, bem como as entidades reconhecidas como Entidades de Assistência Social, pela resolução 16/2010, do Conselho Nacional de Assistência Social.

Nesta perspectiva, a Pró-Saúde atuou em diversos projetos sociais no distrito de Agulhas, no município de Fernando Prestes (SP), entre os anos de 1998 a 2015, sempre em parceria com a municipalidade.

No Centro de Convivência do Idoso (CCI), o trabalho desenvolvido proporcionava aos frequentadores a acolhida com atividades de lazer, entretenimento, arte e cultura, estimulando a integração social dos idosos.

As atividades desenvolvidas estiveram em consonância com a finalidade estatutária da entidade. Na mesma linha, também foram desenvolvidas ferramentas para o acesso às novas tecnologias, proporcionando ao público desta faixa etária a inclusão, fundamental no processo de envelhecimento. 

Outros projetos sociais foram desenvolvidos em Agulha, em benefício de crianças, adolescentes e adultos. Os atendimentos prestados tinham como objetivo a convivência e o fortalecimento de vínculos, realizando atividades de inclusão digital, esportes, aulas de pintura em tela e outros trabalhos artesanais.

O Projeto Musical, com aulas de canto e música para estimular a acessibilidade e o interesse cultural, foi outro trabalho de muito êxito realizado naquele distrito.

A Pró-Saúde atende às características de Assistência Social quanto ao atendimento aos indivíduos ou famílias em situação de vulnerabilidade e/ou risco pessoal e social, e na defesa de garantia de direitos, reinvindicação e construção de novos direitos e construção político cidadão. 

 

Confira: